terça-feira, 15 de março de 2011

Característica das pinturas do Egito antigo


Perceba as caracteristicas dessa imagem
As pinturas do Egito antigo tinham suas proprias característica , na representação da figura humana, o rosto era sempre representado de perfil, mesmo os olhos sendo mostrados de frente.Isso nos dá certo ar de irrealidade. O tronco era representado de frente, mas as pernas sempre estavam de perfil. Esse é um aspecto bem curioso e chama-se lei da frontalidade. É  fácil observar essa característica na maior parte dos auto-relevos e representações pictóricas do Egito antigo. Havia outro aspecto, conhecido como peso da alma. As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior. Assim, o Faraó era sempre maior do que sua esposa. Em seguida a esses, pela ordem de tamanho, vinham os sarcedotes,os escribas, os soldados e finalmente o resto do povo. Por isso transmite a ideia de que os Faraós eram figuras gigantescas, o que nem sempre era verdade. Outro padrão também nos parece como curioso. As figuras masculinas usavam o tom vermelho e as figuras femininas o tom ocre.
A arte egípcia estava intimamente ligada à religião, por isso era bastante padronizada, não dando margens à criatividade imaginação pessoal, pois a obra devia revelar um perfeito domínio das técnicas e não o estilo do artista.
Essas característica, são produto da utilização da perspectivada  da aparência.Os egípcios não representavam as partes do corpo humano com base na sua posição real, mas sim levando em consideração a posição de onde melhor se obsevasse cada uma das partes. Essa estética manteve-se até meados do império novo, manifestando-se depois a  preferência pela representação frontal.

Um comentário: