domingo, 23 de outubro de 2011

Fauvismo - Georges Roualt

Victoria nº32 - 4º bimestre

Georges Henri  Rouault  foi um pintor francês . Nasceu em 27 de maio de 1871 e faleceu em 13 de fevereiro de 1958.
Era filho de um marceneiro que trabalhava numa fábrica de pianos. Seus primeiros contatos com a arte aconteceram na Escola de Artes Decorativas, que freqüentava nos seus tempos livres, porque trabalhava como aprendiz no atelier de um mestre vidreiro.
Foi o mais importante artista cristão do século XX. Iniciou sua carreira como pintor de vitrais, antes de estudar pintura na Escola das Belas Artes de Paris. Inspirou-se na composição de temas de conteúdo social.
Entre 1902 e 1917 as séries de palhaços, prostitutas, juízes e cenas de tribunais ganharam forma em guaches e aquarelas , onde Rouault  sobrepõe a feiúra dos modelos por meio de uma pincelada enérgica e de tonalidades sombrias.
Sua harmonia com as cores foi gradualmente adquirindo luminosidade com contrastes extremos e contornos negros que recordavam a técnica do vitral.


Três palhaços (1917-20) melancólicos estão perfeitamenre delineados. As cores vivas contrastam com a disposição triste do quadro, exposto no Centre Georges Pompidou, em Paris. Um "lirismo ultrajante" foi como Georges Rouault descreveu esta característica de sua obra. 
















Fonte: http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/02/rouault-georges-fauvismo-expressionismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário